quarta-feira, 25 de julho de 2012


ANATOMIA  DO  “MALA”



Figura cosmopolita, inequívoca, única!
Apesar de multifacetado, o mala sempre é o mesmo. Ou seja, tem sempre o mesmo objetivo: encher o saco de quem estiver por perto, com o arde quem não se apercebe. Sem alças, sem rodinhas, o mala é sempre um problema onde aparece. Ninguém que ficar por perto! Mas isso não é um obstáculo: ele se aproxima, fica de pé ou senta onde quer.

            O mala tem varias características que tornam essa figura escorregadia, quase misteriosa. Por exemplo, ele aparece como num toque de mágica nos locais menos esperados. Toma postura de desportista, boêmio e até de intelectual. Conversa sobre tudo mesmo sem saber de nada! Fala até de coisas que nunca ouviu falar. E se você finge que não está interessado é pior: ele puxa pelo seu braço, fica pegajoso! Se você dá atenção, ele “pega corda” e não para mais de falar...

            O mala que sempre anda duro! Não costuma ter “grana” nem para voltar pra casa de ônibus. Também não usa vale-transporte. Mas isso também não é problema: pega uma carona com você e vai “alugando” até em casa! Pra beber é lógico, alguém vai ter que pagar! E, realmente, na ilusão de se livrar dessa figura, muitas vezes aparece um pagão, mas ele não vai embora. Vai ficando, de preferência, até o final!

            O mala é implacável! Ofensas, desacatos, até mesmo empurrões não atingem. O mala tem sangue frio, “de barata”. Nada pode detê-lo! E se você perde a paciência e o agride, é pior: o mala vira vitima! E ainda acaba taxando você de intolerante e estressado!

            Se alguém toca um violão, o mala procura ficar o mais perto possível do violeiro. No inicio espera entre uma e outra canção para pedir sua preferida. Depois, nem espera acabar a musica e vai logo pedindo pra cantar Chico Buarque. O mala nunca pede música brega, meso que adore cantá-la no banheiro de sua casa!...

O mala não conta vantagens! Conta mentiras... E as vitimas são sempre pessoas que o detestam. Parece até que é uma vingança orquestrada!

O mala pode entrar em qualquer lugar: aniversario, casamento, batizado, “churrasco”, “shows”, desfile de moda, carnaval, etc. Entretanto, o que ele mais prefere é a mesa de bar! Ali é seu habitat preferido! Conhece quase tudo mundo e o dono do “estabelecimento” é tratado como intimo do mala, apesar de odiá-lo.

            Enfim, o mala, essa figura chata é “crica”, pode aparecer a qualquer momento. E, então, salve-se quem puder!

Você pode ser o escolhido! Ele vai pegar no seu pé!...

2 comentários:

  1. Agora que posso comentar normalmente...
    Muito boa a cronica. O mala sempre está por perto.

    ResponderExcluir
  2. Agora que posso comentar normalmente...
    Muito boa a cronica. O mala sempre está por perto.

    ResponderExcluir